recent posts

O Musical Mamonas - Em Fortaleza

No último domingo,11 de Setembro, fui ao musical que homenageia os Mamonas Assassinas, aqui em Fortaleza, no lindo Cine Tetro São Luiz, no Centro da cidade. Gente vocês acreditam que eu NUNCA tinha ido no Teatro São Luiz? Faz é vergonha e dizer isso, mas só prova o quanto estamos ''ocupados'' demais, e nunca nos damos tempo para prestigiar espetáculos e locais importantíssimos da nossa cidade.
Mesmo muito nova, (ia fazer quatro anos quando eles morreram) consegui ver os Mamonas ainda com vida e saber da tragédia que aconteceu com eles. Se não é da sua época, pergunte pro seu pai, mãe, irmão mais velho que eles vão te explicar quem foram os Mamonas Assassinas. 



Lembro com amor da minha infância, pois meu irmão mais velho tinha o CD original deles, no qual meu pai quem deu, e escutávamos incansavelmente até decorar todas aquelas letras irreverentes, cheia de humor, alegria  e atitude que só os Mamonas Assassinas tinha.
O Musical Mamonas trouxe a tona um turbilhão de sentimentos que estavam guardados no meu coração. Na verdade eu queria que meu irmão estivesse lá; Cantamos tanto na nossa infância que dói o coração ao lembrar quanto tempo passou. Quem nunca dançou em qualquer festinha a famosa 'Roda-vira'? Ou nunca cantou para aquele amigo 'Ser corno, ou não ser'? ; Me fala ai se tu nunca se pegou mexendo o corpo ao ouvir 'Robocop Gay'? E naquele churrasquinho com a família, aquele sambinha 'Fiquei na merda, nas areias do destino, me tratou como um suíno, cuspiu no prato que comeu'... 

Mas existe uma, que ao tocar, me arrepia e enche meus olhos de lágrimas, pois ao saber da história que eles tiveram, tudo o que eles passaram para chegar ao sucesso e ter uma música IMORTALIZADA é surreal! Eu sei, você já cantou essa música com amigos, na balada, sozinho no chuveiro; Aquele som de trombeta ao iniciar Pelados em Santos, é de deixar qualquer um em êxtase! Mina, seus cabelo é dahora, seu corpão violão, meu docinho de coco! Tá me deixando louco... Minha brasília amarela tá de portas abertas pra 'mode' a gente se amar... Pelados em Santos! ♪♫

FICHA TÉCNICA:


Texto: Walter Daguerre

Direção Geral: José Possi Neto

Direção Musical: Miguel Briamonte

ELENCO: RUY BRISSAC (DINHO), ADRIANO TUNES (JÚLIO), YUDI TAMASHIRO (BENTO), ÉLCIO BONAZZI (SAMUEL), ARTHUR IENZURA (SÉRGIO), RAFAEL ARAGÃO (“COVER” DE DINHO) e PATRICK AMSTALDEN (ANJO GABRIEL e RICK BONADIO) 

ENSEMBLE: Vanessa Mello, Nina Sato, Gabriela Germano, Maria Clara Manesco, Marco Azevedo, Reginaldo Sama, Bernardo Berro e Andre Luiz Odin

Coreografia: Vanessa Guillen
Cenário: Nello Marrese
Figurinos: Fábio Namatame
Designer” de Maquiagem e Cabelo: Anderson Bueno
“Designer” de Luz: Wagner Freire
“Designer” de som: Gabriel D’Angelo
Produtores Associados: Rose Dalney, Márcio Sam e Túlio Rivadávia
Realização: MINIATURA 9


Não tem como eu falar tudo o que aconteceu no Musical, pois foram 3 horas de espetáculo, onde a platéia não tirava os olhos de nenhum detalhe; e não era para menos pois a todo momento éramos surpreendidos com algo que eles faziam.
O que mais assusta de tudo, é como o ator que interpreta o Dinho, vocalista, é parecido com ele. Aparência e voz estão atrelados com o carisma e talento de Ruy Brissac, ator que foi presenteado com esse papel. 

Logo de início somos surpreendidos com os atores saindo da platéia, onde fazem medley de várias músicas dos Mamonas. Arrepiante e emocionante! Eu esperava um show comum, mas fui pega de surpresa com a emoção e carisma dos atores que representam os Mamonas.
Logo após, aparecem o grupo no céu recebendo uma missão do anjo Gabriel: fazer um musical sobre eles. E é isso o que fazem. Os cinco vão mostrando como se conheceram, como foi o início do Utopia (primeiro grupo deles, que tocava rock progressivo) e como viraram o Mamonas Assassinas. De todas as dificuldades que eles enfrentarem para serem o que são até hoje. Pois a morte dos Mamonas, não apagou a estrela e o sucesso que eles fizeram. 

Momento de Grande emoção, ao cantar Pelados em Santos. (Foto EGO)

As músicas são de humor, mas sempre com uma crítica ao comportamento da época, que serve plenamente para o mundo atual. As letras das músicas incomuns, onde se despeja frases que banaliza a mulher, o seu comportamento; traz frases onde destaca o preconceito com cabelo afro, racismo e homofobia. Porém, ganha destaque ao retratar a xenofobia em uma de suas músicas. O espetáculo chega para se apresentar em um momento onde as pessoas estão ganhando cada vez mais voz, e expondo seu ponto de vista sobre o que recebem da mídia. Os personagens falam no início "eles estão indo dar um jeito na caretice dos brasileiros''. Mas será realmente que dá para levar tudo no humor? Fica ai o questionamento. :)

É de fato, um Musical para rir e chorar. Em momento algum o Musical enaltece a morte dos meninos; muito pelo contrário! Mostra momentos de alegria, diversão e bom humor. Você vai rir por diversas vezes ao ver os atores do espetáculo contracenando e atuando com textos brilhantes. A platéia se pegou 'zoando' o Yudi Tamashiro, aquele do SBT, ao gritar váaaaaarias vezes "Playstation, Playstation, Playstation...'' Não teve como ele não sair do personagem dele, e disse: - Vou dar um jogo da vida pra cada um de vocês. HAHAHA demais, né? 


(Foto - O Fuxico)

Porém, não tem como não se emocionar ao ver cinco jovens tentando 'a sorte' de se tornarem uma banda famosa e de sucesso. Quem tem um sonho, qualquer um, por menor que seja já se sentiu naquelas situações. Portas fechadas, palavras de humilhação, de desânimo, tudo isso você terá que escutar até chegar ao sucesso.
O momento mais emocionante é quando os Mamonas Assassinas voltam a tocar no estádio onde foram rejeitados, ainda quando eram a Banda Utopia. Pois para o dono do estádio, só os grandes se apresentariam ali e a banda volta com o novo nome e já no auge da carreira.
O ator que interpreta Dinho, repete frases de motivação para a platéia onde diz que os nossos sonhos não são impossíveis de realizar. É um momento ímpar!

Ao final do espetáculo, é mostrado no telão a foto dos verdadeiros Mamonas Assassinas. Sem dúvidas a platéia foi ao delírio, e aplaudiu de pé todos os que estavam ali. Foi encerrado com chave de ouro, sem dúvidas.  
Como não lembrar da M E L H O R  parte quando o ator cearense pediu para nós darmos a nossa tradicional VAIA??? Gente o Teatro foi ao delírio! Era tanto IEEEEEEEEEEEIIII que eu saí 'môquinha'  de lá. (Se você não é Cearense, Moco ou Môquinho é surdo haha). 
Ah! Ao final do Musical, eles dão a oportunidade de você bater foto com os integrantes da Banda. Eu não quis esperar pois já era muito tarde, a nossa cadeira era láaaaa na frente e demoramos a sair. Quando chegamos a fila estava enoooorme e preferimos ir embora; também tinha ~brusinhas~, adesivos e outras coisas para caso você quisesse comprar. 

Dica de amiga: Se o Musical for até sua cidade, não deixa de ir! chama todo mundo, convida os amigos, irmão, e vai! Vale cada centavinho que você gastar no seu ingresso. Aqui nós compramos pelo Barato Coletivo, e saiu bem mais barato do que se fossemos comprar na bilheteria ou no site Ingresso Rápido. Custou $49,00 reais a cadeira inferior. Localização ótima e que deu pra aproveitar todo o espetáculo. Eu senti falta de poder levantar e cantar, pular como eu faço ao ouvir as músicas. São 14 faixas eternizadas em nossos corações e eu tenho certeza que se você for, não vai se arrepender! 






Um comentário :

  1. Geente, que demais, eu era apaixonada pelo Mamonas. Eu também escutava incansavelmente até gravar todas as letras que na época eu nem entendia direito hahaha.

    Deve ter sido muita nostálgico, ainda mais mostrando a foto deles (o original) no final <3

    Beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir